Por Rosane Possamai de Freitas | Outubro de 2021
“A Vida é para o Prazer”
(Fernando Freitas)
Estamos na vida, a vida tem seu movimento e está em constante fluxo. O prazer de viver está na conexão com o estado de presença, no aqui e no agora é que a vida acontece.
O estado de presença plena, está diretamente relacionado com a conexão com o nosso SELF, que é quem realmente somos, a nossa essência.
Conexão com o nosso SELF, requer coragem, a coragem de atravessar a camada das máscaras, acessando as nossas sombras, até conectarmos com quem realmente somos.
Figura 1: Dinâmica de Máscara, Sombra e Self
Nos dividimos naquilo que mostramos, escondemos e o que realmente somos, a nossa essência de ser.
A máscara, é o que mostramos, são nossos sorrisos, falas, fazendo isso não somos atacados ou destruídos, no instinto de sobrevivência, protegemos o que está escondido na camada da sombra.
As sombras, são as questões que queremos esconder, pois se eu mostrar vai dar problema.
Conectados com nosso SELF, é possível estarmos em contato com a nossa visão adulta, com humildade, realidade e aceitação. Na aceitação, constatamos o que foi, verbalizamos os traumas, conectamos com o que vou fazer para ir para a vida.
Na jornada da vida, é saudável, colocar em ordem dentro de nós, a nossa família e situações que foram acontecendo, levando assim, a onda de amor da família para um lugar saudável.
Amar é uma dinâmica essencial da Vida, que segue uma hierarquia, um pertencimento. A onda amorosa de ordem e seus ciclos, envolve alguns questionamentos:
Na escala de amor e suas dimensões, apresentada durante o módulo, temos:
Os 7 níveis do ciclo de amor descritos acima, apresentam o fluxo de conexão com o mundo, que é a nossa vida, seguir neste fluxo em sua fluidez, é possível no estado de presença, conectados com o nosso SELF.
O mundo é dolorido, como ser feliz na vida?
Importante atentar que a criança quer prazer imediato, e o que nosso SELF quer, pode gerar desprazer no imediato, para grande o prazer futuro.
O poder de transformação está na alquimia da dor no prazer, da morte em vida.
Vida! Mostre-me como seguir no fluxo saudável!
Agora é a minha vez de procurar o lado saudável da família, seguindo na vida com o prazer de viver!
*Artigo desenvolvido, em 2021, para a disciplina: Constelação Sistêmica: Limites, Possibilidades e Avanços, ministrado por: Prof. Dr. Fernando Freitas, no curso de Especialização em Constelação Sistêmica, pela Universidade de Caxias do Sul e CELPI.
REFERÊNCIAS:
Hellinger, Bert. Ordens do Sucesso: Êxito na Vida, Êxito na Profissão. 8 ed. Belo Horizonte: Atman, 2020.
Lipton, Bruce H. A Biologia da Crença: ciência e espiritualidade na mesma sintonia: o poder da consciência sobre a matéria e os milagres. 1 ed. São Paulo: Butterfly Editora, 2007.
Tolle, Eckhart. O Poder do Silêncio. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.