casal-caminhando-praia.jpg

Por Rosane Possamai de Freitas | Outubro de 2021

 

“A Vida é para o Prazer”

(Fernando Freitas)

 

Estamos na vida, a vida tem seu movimento e está em constante fluxo. O prazer de viver está na conexão com o estado de presença, no aqui e no agora é que a vida acontece.

O estado de presença plena, está diretamente relacionado com a conexão com o nosso SELF, que é quem realmente somos, a nossa essência.

Conexão com o nosso SELF, requer coragem, a coragem de atravessar a camada das máscaras, acessando as nossas sombras, até conectarmos com quem realmente somos.

 

Figura 1: Dinâmica de Máscara, Sombra e Self

 

Nos dividimos naquilo que mostramos, escondemos e o que realmente somos, a nossa essência de ser.

A máscara, é o que mostramos, são nossos sorrisos, falas, fazendo isso não somos atacados ou destruídos, no instinto de sobrevivência, protegemos o que está escondido na camada da sombra.

As sombras, são as questões que queremos esconder, pois se eu mostrar vai dar problema.

Conectados com nosso SELF, é possível estarmos em contato com a nossa visão adulta, com humildade, realidade e aceitação. Na aceitação, constatamos o que foi, verbalizamos os traumas, conectamos com o que vou fazer para ir para a vida.

Na jornada da vida, é saudável, colocar em ordem dentro de nós, a nossa família e situações que foram acontecendo, levando assim, a onda de amor da família para um lugar saudável.

Amar é uma dinâmica essencial da Vida, que segue uma hierarquia, um pertencimento. A onda amorosa de ordem e seus ciclos, envolve alguns questionamentos:

  • O que é amar?
    • Lei do Equilíbrio: Dar e Receber;
  • O que fazer?
  • Onde aprendemos amar?
    • Dentro da própria casa;

 

Na escala de amor e suas dimensões, apresentada durante o módulo, temos:

 

  1. Pornéia (Infantil): Amor de bebê. Aqui a dinâmica é, eu existo e você entrega para mim. Só existo neste lugar, amor de mãe para o bebê. É de igual, um amor dual, de mãe e bebê.
  2. Storgé (Infantil): Amor familiar, vejo além da mãe, o pai, já cresci e posso ver os dois. Percebo que também preciso fazer algo. Dinâmica do diferente, começo amar pessoas diferentes da mãe, o pai, depois irmãos, tios, etc. Além de receber, faço algo.
  3. Philia (Adulto): Amor da amizade, que é um amor fora da família. Amo alguém fora da família, que mora em meu coração. Atentar para quando colocar entes da família como amigos, assim nos bloqueamos. No amor Philia, eu dou e recebo, preparando algo para dar e receber.
  4. Eros (Adulto): Sexualidade, aqui eu vou encontrar uma pessoa diferente de mim e da minha família, para formar outra família, e construindo uma nova família, monto a minha com amor essencial, caminhando para uma nova geração mais saudável.
  5. Mat (Divino): Dou mais do que recebo. Amor materno, eu dou para meus filhos, e eles seguem para a vida. O que recebi dos pais passo para os filhos. Amor da presença.
  6. Pat (Divino): Amor paterno, prepara o filho para seguir na vida. Voar para a vida. Por amor, conduz o filho para a vida. Amor dentro, e me distancio, aqui existe a internalização do amor.
  7. Ágape (Divino): Eu recebi muito amor da vida, agora posso dar, sem querer nada em troca. Ajudo a humanidade a ser melhor. Faço o que preciso para que o mundo fique melhor. Olhar de ecossistema, todos nós fazemos parte da família maior, que é a vida.

 

Os 7 níveis do ciclo de amor descritos acima, apresentam o fluxo de conexão com o mundo, que é a nossa vida, seguir neste fluxo em sua fluidez, é possível no estado de presença, conectados com o nosso SELF.

O mundo é dolorido, como ser feliz na vida?

Importante atentar que a criança quer prazer imediato, e o que nosso SELF quer, pode gerar desprazer no imediato, para grande o prazer futuro.

O poder de transformação está na alquimia da dor no prazer, da morte em vida.

Vida! Mostre-me como seguir no fluxo saudável!

Agora é a minha vez de procurar o lado saudável da família, seguindo na vida com o prazer de viver!

 

*Artigo desenvolvido, em 2021, para a disciplina: Constelação Sistêmica: Limites, Possibilidades e Avanços, ministrado por: Prof. Dr. Fernando Freitas, no curso de Especialização em Constelação Sistêmica, pela Universidade de Caxias do Sul e CELPI.

 

 

REFERÊNCIAS:

Hellinger, Bert. Ordens do Sucesso: Êxito na Vida, Êxito na Profissão. 8 ed. Belo Horizonte: Atman, 2020.

Lipton, Bruce H. A Biologia da Crença: ciência e espiritualidade na mesma sintonia: o poder da consciência sobre a matéria e os milagres. 1 ed. São Paulo: Butterfly Editora, 2007.

Tolle, Eckhart. O Poder do Silêncio. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.